sábado, 15 de dezembro de 2012

A classe 400 e as Tabelas 4 e 6

Vamos estudar a classe 400 e as Tabelas 4 e 6.
Primeiro, a classe 400 refere-se a línguas.
A T4 me indica se eu tenho um dicionário, estrangeirismo, leitura, pronúncia, preposições, etc.
A T6 eu uso para indicar "a outra língua", quando houver necessidade de classificar ambas.
Vamos aos exemplos!
Dicionário de espanhol/grego:

  • Vamos pensar como construir a notação. Primeiro, eu tenho duas línguas, portanto elas devem aparecer. Segundo, eu preciso indicar que se trata de um dicionário.
  •  Nesse caso, começamos pelo espanhol, pois é a língua que aparece primeiro. E da onde eu tiro esse número? Da Tabela Principal! Temos para espanhol 460. O zero sempre será cortado, ok?
  • Agora vamos procurar o número para dicionário. É o número 3, lá na Tabela 4.
  • E por fim, o grego será encontrado na Tabela 6, sendo 8 o número.
  • Notação final: 463.8
Dicionário de Português-Inglês e Inglês-Português

  • Primeiro, eu vou classificá-lo apenas como Português-Inglês. Não precisa especificar que é vai e volta.
  • Dica importante: quando pintar o português, comece sempre pela outra língua, nesse caso, o inglês.
  • Aí, basta montar a notação: 420 inglês (TP) + 3 dicionário (T4) + 69 português (T6)= 423.69
  • Simples, né?
** Dicionário etimológico de sânscrito.

  • Primeiro, tenho apenas uma língua: sânscrito.
  • Segundo, é um dicionário especializado.
  • Então, temos; 491. 2 (TP) + 203 (T4)= 491.220 3


** Dicionário de abreviaturas no inglês com tradução para o alemão.

  • Primeiro, eu tenho uma língua e uma tradução;
  • Segundo, eu tenho um dicionário especializado;
  • Aqui fica um pouco diferente da anterior, pois como tenho a língua original e a tradução, no número do dicionário eu vou utilizar apenas o 3, ao invés de 315.
  • Então: 420 inglês (TP) + 315  dicionário (T4) + 31 alemão (T6)= 423.31

Livros com textos para leitura em chinês para espanhois

Esse é parecido com aquele que vocês fizeram em aula sobre Inglês para brasileiros, mas o número da T4 é outro.

  • Primeiro, é um livro em chinês para estrangeiros, mais especificamente, espanhois.
  • O número para chinês eu busco lá na Tabela Principal: 495.1
  • Tem um número para isso na T4, e é esse: 864. E se eu quiser especificar, eu entro em "Readers for speakers of specific native languages" e vejam que há uma nota: Add to base number T4--864 notation T6--2-T6--9 from Table 6;   
  •    O número para espanhol eu busco lá T6= 61
  •    Então:  495.1 (TP) + 864 (T4) + 61 (T6) = 495.186461

Nenhum comentário:

Postar um comentário